29 de jan. de 2013

Centenário de Cecílio Sá

Salve, Mestre Cecílio Sá

Este ano, comemora-se o centenário de nascimento de Cecílio Sá (*1º/02/1913  +10/03/2005), um dos grandes nomes do teatro maranhense. Sob a coordenação de sua filha Lenita Estrela de Sá (escritora/dramaturga), uma extensa programação acontecerá durante todo o ano, e começa agora, no dia 1º de fevereiro. Confira:
























Impossível falar na Santa Semana e não reverenciar a memória do Mestre Cecílio Sá, que dedicou muito da sua trajetória teatral com encenações de obras como "O Mártir do Calvário" e, com elas formou gerações de atores e incrementou a cena teatral desta ilha-capital com inovações, tecnológicas usadas em efeitos especiais, que garantiram emoção e encantamento a diversas platéias ao longo de décadas. 

Saudades do mestre de teatro. artífice e artesão de emoções. Sua obra marcada pelas inesquecíveis (e cheias de tecnologias desenvolvidas pelo próprio) encenações da Paixão de Cristo. 

Nascido em 1º de fevereiro de 1913, em Alcântara-MA, Cecílio Sá morreu aos 92 anos, dia 10 de março de 2005.



Quer saber mais sobre ele? leia o livro "No Palco a Paixão - Cecílio Sá, 50 anos de Teatro", da escritora Lenita Estrela de Sá!






"Sempre que a Semana Santa se aproxima, o público tem sua atenção voltada para a Paixão de Cristo. Em São Luís, imediatamente aflora a figura de Cecílio Sá, um mestre do teatro maranhense, que levou o espetáculo da Paixão de Cristo com dedicação e competência durante décadas, destacando-se, sobretudo, pelo talento e pela persistência no amor à arte teatral." (Jornal Pequeno, 10.04.2009), Confira fotos memoráveis, das últimas montagens de "O Mártir do Calvário":

Domingos Tourinho e Nélson Brito, em cena de "O Mártir do Calvário" (1993), detalhe: este Centurião Romano (á direita) é o jovem ator Roberto Rosta, que hoje é deputado estadual



Cecílio Sá (ao centro) após o ensaio, com produtora, Olinda Saul,Carlos "Cascão" Corrêa, Ivone Seixas, Nélson Brito e  Imira Brito

Nélson Brito e Ivone Seixas (atualmente mora e continua seu trabalho de atriz em Paris)

Nélson Brito e Olinda Saul



Em 2001 foi criado o Memorial Cecílio Sá, na rua das Crioulas, 911-A, final da rua Cândido Ribeiro. O acervo incluiu  fotos, jornais, folhetos, cartazes, escritos e instrumentos usados por Cecílio na profissão de marceneiro e bastante utilizados na arte de fazer cenários. O Memorial foi desativado, por absoluta falta de apoio para sua manutenção.




Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!