23 de ago. de 2013

25 de Agosto dia de São Genésio - Padroeiro dos atores

Salve São Genésio!
São genésio viveu durante o século III d.C. É o santo padroeiro dos atores, dos humoristas, dos músicos e dos advogados. É invocado, também, contra a epilepsia. É comemorado no dia 25 de agosto. Viveu em Roma com a profissão de ator comediante, era líder de um grupo de teatro. 
A lenda: Segundo a lenda, São Genesio, em uma apresentação para o imperador Diocleciano, ridicularizava a fé cristã. Porém, quando apresentava a recepção do Sacramento do Batismo, foi convertido ilagrosamente e proclamou-se cristão. Diocleciano, achando-o realista demais, mandou Plautius, prefeito de Praetorium, 
torturá-lo com a intenção de fazê-lo voltar a sacrificar para os deuses pagãos. Insistindo em defender o cristianismo, resistiu às torturas, levando Platius a decapitá-lo. Foi venerado no século IV e uma igreja foi construída e, posteriormente, consertada e melhorada pelo papa Gregório III em 741; mesmo assim sua existência é duvidosa.

São Genésio, padroeiro dos atores, uma homenagem a quem está chegando, quem já passou e quem está abençoado pelos Deuses do teatro, cada qual com sua maneira, porém, TEATRO !!!

São Genésio - Ceumar

Santinho pequenininho
De coração assim assim pequenininho
Protege tua legião
Abençoa nosso ofício
Que o drama, que o riso
De forma assim assim pequenininha
Conceda a todos coração
Abençoa nosso ofício
Que o drama, que o riso
De forma assim assim pequenininha
Conceda nosso ganha pão
São Genésio protege tua legião
São Genésio concede a todos coração
São Genésio concede nosso ganha pão




Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!